sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Oi oi meus amores!
Já que essa semana o blog estava falando sobre a culinária e a cultura nordestina, nós separamos pra vocês uma matéria especial sobre uma das maiores e principais tradições do Nordeste. Estamos falando da Festa Junina. Então fiquem de olho e continuem acompanhando!

Festa Junina 

Fonte: www.megacurioso.com.br
Vocês sabiam que, no Brasil, a festa Junina veio do Nordeste? Embora inspirada em festas européias, foi na região nordestina que ela ganhou essa característica única que mistura cultura, dança, comida e muita diversão! Elas são homenagens feitas pelos cidadãos aos santos católicos: Sao João, São Pedro e Santo Antônio. Essa festa é mais um agradecimento pelas chuvas, já que essa é uma região bem seca!  As festas não só trazem diversão ao público local, como também movimentam a economia estadual, por ser uma festa de grandes proporções e com vários atrativos, pessoas de todas as regiões e até mesmo de outros países vêm para prestigiar a comemoração!

Comidas Típicas

Fonte : www.cataniastudio.com

Outra coisa bem legal são as comidas típicas que são feitas nesse período (nós colocamos no finalzinho da matéria a receita de uma delas). São pratos variados feitos a partir do milho e do coco, como : pamonha, canjica, bolo de milho e o famoso quentão!
Muito além dos pratos e receitas a base de milho, são incluídos também na festa : arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão e muitas outras delícias!
Outra curiosidade bem interessante é que na cidade de Campina Grande, na Paraíba é realizado, acreditem se quiser, a MAIOR festa de São João do mundo! É festa que não acaba mais !

 Como prometido, deixamos pra vocês aqui embaixo uma receita de canjica, não é muito difícil de preparar, mas vale muito a pena!

Ingredientes 

1/2kg de milho pra canjica 
2L de água 
200ml de leite de coco 
2L de leite
50g de coco ralado
Canela (a gosto) 
1 caixinha de Leite condensado
5 colheres de sopa de açúcar 
Paçoca (opcional) 

Modo de preparo

Em um recipiente, deixe o milho de molho por 6h. Logo em seguida, cozinhe na panela de pressão por 40 min, como a mesma água do molho e um pouquinho de sal. 
Ferva 1L de leite junto com os outros ingredientes restantes e depois junte ao milho já cozido e deixe ferver até engrossar. Caso fique muito grosso após esfriar, você pode usar o litro que sobrou de leite, quente, e dissolvê-lo. A cobertura com a paçoquinha é opcional.

Fonte: www.padariacascadenoz.com.br

É isso gente, esperamos que tenham gostado da matéria, e até a próxima. Bjs! 

2 comentários: